Tucano ganhará Complexo de Saúde com remanejamento de serviços oferecidos na UPA Covid-19 em Caldas do Jorro


A melhora do cenário da pandemia, de forma geral, está proporcionando mudanças positivas no contexto da saúde pública no município. Por esse motivo, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Covid-19, em Caldas do Jorro, será desmobilizada e reconfigurada para oferecer novos serviços médicos, passando a ser o Complexo de Saúde de Tucano.

“Com o avanço da vacinação, o Governo do Estado está remanejando os recursos injetados nas unidades de atendimento de toda a Bahia voltadas, especificamente, para atendimento dos casos do Coronavírus. Dessa forma, iremos promover adequações a fim de beneficiar a população e realizar projetos já previstos pela gestão”, explica o atual administrador do Hospital Municipal Mariana Penedo, Victor Manoel Dias.

Segundo ele, com a desmobilização da UPA Covid-19, leitos e equipamentos serão destinados ao hospital, permitindo a instalação de uma unidade de estabilização e monitoramento semi-intensiva. Também será instalada uma Sala de Isolamento, onde pacientes com sintomas suspeitos de Covid-19 receberão os devidos cuidados, sem contato com outros enfermos.

Durante a Agenda Positiva 200+, a ordem de licitação para realização de obras no hospital foi assinada, visando, entre outros pontos, a reforma do centro cirúrgico para cirurgias eletivas e a implantação da maternidade. No entanto, alguns equipamentos e leitos que serão remanejados da UPA Covid-19 anteciparão o funcionamento do centro cirúrgico na unidade hospitalar. “Com a vinda destes equipamentos, em até 60 dias, teremos equipamentos para retomar as cirurgias eletivas no município, que estavam sendo direcionadas a cidades da região há anos”, afirma Victor.

Plantão 48h

Com a destinação da aparelhagem ao hospital, o espaço da UPA terá duas novas funções. A primeira é que, no local, passará a funcionar o Posto de Saúde da Família (PSF) do Centro de Caldas do Jorro. A unidade será transferida para o novo Complexo de Saúde e a atual sede do PSF será demolida. No local, será construído o Centro de Especialidades – que contemplará consultórios de odontologia, cardiologia, pediatria, dentre outros.

Embora o PSF funcione de segunda à sexta-feira, o Complexo de Saúde terá um plantão de pronto atendimento entre 7h de sábado e 7h de segunda-feira. Para a coordenadora da Atenção Básica do município, Fernanda Andrade, as pessoas seguirão tendo total assistência e ainda mais acesso a diferentes serviços.

“O Complexo de Saúde de Tucano, além de contemplar o PSF e oferecer o plantão para emergências aos finais de semana, também vai promover a reabilitação de pessoas que sofreram sequelas provocadas pela Covid-19 e oferecer, mediante agendamento, serviços ambulatoriais com determinados especialistas ”, diz Fernanda Andrade.

“Todas essas reformas e adequações estão sendo realizadas com recursos próprios e têm, como maior objetivo, garantir mais qualidade na saúde pública do município. Já a partir do dia 15 de setembro, iniciaremos a transição e, a cada nova etapa, seguiremos informando as pessoas para que possam recorrer aos locais certos para atender suas necessidades”, afirma a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Cenário epidemiológico

Nos últimos 15 dias, Tucano tem mantido uma média de 10 casos ativos da Covid-19 – totalmente controlados e acompanhados pelas equipes de monitoramento. Outro dado importante é que cerca de 85% da população tucanense já foi vacinada – porcentagem de adultos que receberam, ao menos, a primeira dose-, o que gera um reflexo significativo número de pacientes internados. De acordo com o último boletim publicado na página oficial de informações sobre a pandemia no site da prefeitura, não há, no momento, internações decorrentes da doença.

Cabe ressaltar que, mesmo com a desmobilização da UPA de Caldas do Jorro, o Centro de Assistência à Covid-19 localizado na sede de Tucano seguirá ativo. A unidade, inclusive, foi um importante instrumento para desafogar o fluxo de atendimento na UPA, diminuindo consideravelmente a superlotação em períodos de pico.

Comentários está desativados.