Conselho Municipal de Saúde de Tucano está com inscrições abertas até 11 de maio


As inscrições para composição do Conselho Municipal de Saúde de Tucano seguem abertas. Entidades e associações que representam os usuários, trabalhadores e/ou prestadores de serviço da área de saúde pública podem se candidatar até o dia 11 de maio. A assembleia em que os membros do grupo serão eleitos ocorrerá no dia 18 de maio, às 08h, na Câmara de Vereadores.

Para se inscrever, as entidades e associações interessadas devem comparecer à Secretaria Municipal de Saúde, na sede, e preencher o Requerimento de Inscrição – documento anexo ao Edital de Divulgação da Eleição, publicado no Diário Oficial do Município. O órgão funciona de segunda à sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h.

“O Conselho Municipal de Saúde tem como principais objetivos acompanhar, fiscalizar e controlar a execução das políticas públicas de saúde em toda a cidade. É um colegiado fundamental para elaboração e efetivação de estratégias que melhorarão a qualidade dos serviços oferecidos, em especial àqueles ligados ao Serviço Único de Saúde (SUS)”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Dentre as atribuições do Conselho, estão a deliberação sobre os modelos de atenção à saúde e de gestão do SUS, a aprovação da proposta setorial de saúde no orçamento municipal, a fiscalização das movimentações e aplicações dos recursos financeiros do SUS, entre outras.

“A Lei nº 257/2011 define todas as diretrizes e responsabilidades do Conselho. É um grupo que possui autonomia em suas atividades e que monitora de perto as ações e serviços ligados aos SUS. Trata-se de um colegiado democrático, por conter diversas representações, e que certamente irá contribuir de forma muito positiva na condução da saúde pública em Tucano”, pontua o Diretor Municipal de Saúde, Victor Manoel Dias.

Comentários está desativados.