Campanhas de vacinação contra a Covid-19 e Influenza H1N1 continuam nesta semana

Uma nova remessa de vacinas chegou a Tucano neste fim de semana. O lote, com 840 unidades da CoronaVac e 920 unidades da AstraZeneca, permitirá a continuidade da campanha de imunização contra a Covid-19 entre hoje (19) e amanhã (20).

Nessa segunda-feira, serão aplicadas as segundas doses para idosos(as) com 70 anos ou mais e trabalhadores(as) de saúde que receberam a primeira dose entre os dias 22 e 26 de março. Os públicos contemplados deverão comparecer aos pontos centrais de vacinação – posto de saúde Sr. Oswaldo Assumpção, na sede, e Centro de Saúde, em Caldas do Jorro – das 8h às 17h.

Já na terça-feira, terá continuidade a aplicação das primeiras doses para idosos(as) de 63 e 64 anos. Para atender ao maior fluxo de pessoas abrangidas nesta etapa, além dos pontos centrais da campanha, o imunizante também será disponibilizado nos seguintes povoados e distritos: Creguenhem, Olhos D’água, Quixaba de Santa Rita, Jorrinho, Tracupá, Arapuá, Rua Nova, Mandacarú, Pé de Serra e Caldas do Jorro (posto de saúde do bairro Barracão).

“É importante que a população acompanhe as datas da campanha de vacinação e as orientações divulgadas, especialmente em relação às segundas doses. Somente com o ciclo de imunização completo estamos realmente fortalecidos contra o Coronavírus” enfatiza a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia.

Vale lembrar que, para garantir a aplicação da vacina, é necessário apresentar um documento de identificação, CPF ou cartão do SUS, bem como a carteirinha de vacinação.

Influenza H1N1

Além da campanha de vacinação contra a Covid-19, está em andamento a primeira fase da campanha de imunização contra a Influenza H1N1. Até o dia 10 de maio, os grupos contemplados deverão comparecer, das 7h30 às 16h, nos Centros de Saúde ou em qualquer Posto de Saúde da Família (PSF) do município para tomar o imunizante, aplicado em dose única.

Nesse momento, poderão tomar a vacina as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e profissionais de saúde. Na segunda fase, que acontecerá entre 11 de maio e 08 de junho, poderão ser vacinados(as) idosos(as) com 60 anos ou mais e professores(as). Já na última etapa, entre 09 de junho e 09 de julho, serão contempladas as pessoas com comorbidades, os(as) trabalhadores(as) de transporte coletivo (rodoviário, urbano e de longo curso), os(as) trabalhadores(as) portuários(as), as forças de segurança e salvamento, as forças armadas, os(as) funcionários(as) do sistema de privação de liberdade e a população privada de liberdade, bem como jovens em medidas socioeducativas.