Atletas tucanenses conquistam medalhas em campeonatos paulista e baiano de jiu-jitsu

Atletas tucanenses representaram o município em diversos campeonatos de jiu-jitsu no Brasil. Dorgivan Jesus Santos, natural do povoado Pé de Serra, reside em São Paulo e conquistou o segundo lugar no campeonato da Federação Paulista de Jiu-jitsu (FPJJ), na categoria Adulto Faixa Roxa Meio Pesado. A vitória aconteceu no último final de semana (18 e 19).

O campeonato paulista é um dos mais importantes da categoria. Considerada o núcleo do jiu-jitsu, a capital paulistana reúne os maiores atletas do país. Além disso, a competição é objeto de desejo e conquista de qualquer lutador.

“Cada disputa é uma sensação diferente e ganhar o segundo lugar nesse campeonato foi muito gratificante, já que é um dos maiores que existe no nosso país”, diz Dorgivan.

Ele afirma, ainda, que Tucano estará presente em todas as suas conquistas e que a prática de esportes salva vidas. “Embora esteja morando há sete meses em outro lugar, a bandeira de Tucano sempre estará comigo. Estou muito feliz pela minha evolução dentro do esporte, e de muitos dos meus conterrâneos. O jiu-jitsu é uma excelente ferramenta psicossocial e melhora a qualidade de vida em todos os âmbitos sociais”, enfatiza.

Dorgivan teve contato com o esporte a partir do projeto Regue (Resgate de Guerreiros), que está em atuação no município há sete anos e atualmente conta com o apoio da gestão municipal. Fundado pelo professor Luciano Teles, a iniciativa já conta com 160 alunos – dos quais alguns já competiram em Portugal – e tem na base um atleta que se consagrou campeão Europeu.

Grupo de atletas tucanenses em Porto Seguro

Porto Seguro

Além da vitória em São Paulo, a equipe de atletas tucanenses trouxe também 18 medalhas do Campeonato Baiano, realizado no dia 12 de setembro em Porto Seguro. Entre 45 equipes competidoras, Tucano garantiu o expressivo 5° lugar.

Para Luciano Teles, o esporte é um importante aliado no combate ao vício na adolescência. “É muito gratificante saber que jovens superam determinados vícios e saem das ruas com ajuda do esporte e podendo se tornar ainda, referência para nossa cidade. Isso faz meu coração transbordar de felicidade” diz ele.

Luciano revela que, diante do sucesso do projeto, está buscando meios de fortalecê-lo e espalhar a iniciativa pela cidade, alcançando distritos e povoados. “O projeto tem sucesso absoluto e as famílias e jovens de outras localidades do município nos procuram sempre. Pensando nisso, rebatizamos de Projeto Regue em Ação, e vamos incorporar atividades de música e até formações e qualificações profissionais na área de tecnologia”, revela.