Alunos(as) da rede municipal de ensino de Tucano participam de projeto sobre educação financeira

Planejar o futuro faz toda a diferença quando o assunto é realizar sonhos e viver de forma mais sustentável. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Educação está oportunizando a participação de alguns alunos(as) no projeto Um Olhar Para o Futuro (UOPF) – uma iniciativa da Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (ASCOOB), filiada ao Cresol Instituto.

A turma participante é do 4º ano A da escola municipal Prof. Rackel Gonsalves dos Santos. Ela receberá um material didático específico do UOPF na próxima terça-feira (20), às 09h, no auditório da Secretaria. A entrega reunirá cinco alunos(as) representantes da turma, bem como a titular da pasta, Gerusa Pinheiro, entre outros convidados.

“Viabilizar a participação dos nossos alunos no programa é uma forma de motivá-los a pensar no amanhã de forma mais consciente, criando uma relação saudável e responsável com questões financeiras. Essa está sendo uma turma piloto. A intenção é que mais turmas de outras escolas também participem, posteriormente”, diz a gestora.

O objetivo do projeto – que começará no mês de agosto – é incentivar, em crianças de 9 a 12 anos, o planejamento das bases da vida financeira para obter um futuro mais estruturado. Os principais pilares a serem trabalhados durante o projeto são o equilíbrio entre renda e gastos; o consumo consciente; o desenvolvimento sustentável; o papel do esforço coletivo e a importância da solidariedade para uma convivência social mais colaborativa.

Além de contribuir para um modelo de sociedade no qual as pessoas possam compreender o uso mais adequado do dinheiro e suas consequências, o projeto oferecerá aos(às) alunos(as) e professores(as) envolvidos uma certificação de 20 horas.