Agenda Positiva 200+: Entregas na saúde pública reforçam qualidade no atendimento aos tucanses

A Agenda Positiva 200+ consolidou, em um único dia, ações em diversas áreas que impactam diretamente na vida da população como Saúde, Educação, Infraestrutura e Serviços. Entre elas, a Saúde teve destaque, considerando as importantes entregas realizadas no último sábado (31) em diferentes pontos da cidade.

A primeira aconteceu em Poço Redondo, com a inauguração da unidade de atendimento José Barbosa Matos. O nome é uma homenagem ao falecido esposo de Elza Maria do Carmo Matos, técnica de enfermagem aposentada de 78 anos, dos quais atuou por mais de 30 pela saúde do povoado. “Sempre me senti muito feliz fazendo trabalho comunitário e estou grata por essa homenagem recebida”, disse a aposentada em seu breve discurso de agradecimento.

A unidade de saúde oferecerá consultas médicas, assistência de enfermagem, vacinas, curativos e remédios da farmácia básica. O agendamento dos atendimentos e consultas será realizado no próprio posto.

Durante a inauguração, também foram entregues os novos fardamentos para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) locais. Ambas celebraram o recebimento dos kits. “Estávamos sem uniforme há quatro anos e sem equipamentos adequados para trabalhar”, contou Iracema Silva (43). “Essa é uma nova fase com mais qualidade de trabalho. Nós só temos a agradecer”, enalteceu Solange Carmo (51).

Fardamentos também foram entregues para ACSs na sede do município, onde o prefeito de Tucano, Ricardo Maia Filho, discursou e assinou diversas ordens de serviço e de licitação – entre elas, a de reforma da nova sede da Secretaria Municipal de Saúde e a de ampliação do Hospital Municipal Mariana Penedo.
“Iremos qualificar a estrutura do nosso hospital, construindo uma maternidade para atender todas as mães de Tucano. Elas poderão ter seus filhos aqui, sem precisar sair da cidade. Queremos melhorar cada vez mais o atendimento à saúde para a nossa gente” reiterou o prefeito na ocasião.

Além da maternidade, uma usina de oxigênio também será construída no hospital, além de promover a adequação de espaços para serviços de pediatria, entre outras especialidades médicas.

UPA e Centro de Assistência

Ainda na sede de Tucano, foi inaugurado oficialmente o Centro de Assistência à Covid-19. A unidade, que já estava em funcionamento desde o início do mês de julho, é um importante ponto de apoio à UPA Covid-19, já que oferece suporte às pessoas que apresentam sintomas leves suspeitos da doença.

Em se tratando da UPA, a Agenda Positiva 200+ também passou por lá e marcou presença no local. A ampliação de leitos e a usina de oxigênio foram entregues, com direito à visitação do prefeito pelas instalações, conhecendo a estrutura reformada e devidamente sinalizada da UPA Covid-19.

“É uma alegria poder reforçar o atendimento à saúde da nossa população. A usina, em especial, vem para sanar um transtorno que vivíamos quando precisávamos comprar de cilindros de oxigênio. Além disso, ela também vai atender aos demais postos de saúde. É um grande benefício para todos os tucanenses”, pontua a Secretária Municipal de Saúde, Denise Correia, que acompanhou todas as entregas da agenda.

Consultório odontológico

Por fim, o prefeito e demais representantes do poder público estiveram no distrito da Rua Nova. Eles inauguraram o consultório odontológico da unidade de saúde local. O consultório foi reformado e equipado com os instrumentos necessários para atendimento dos moradores e amplia os serviços de cuidados bucais oferecidos no município.